terça-feira, 12 de maio de 2015

"Os sete selos"

Em relação a uma pergunta da irmã Patty, recebida via youtube, trago esse simples entendimento acerca dos sete selos descrito no livro do Apocalipse. (link https://www.youtube.com/watch?v=fTg4QqlhZt4)

Em primeiro lugar devemos entender o que são os selos e o que cada um deles realmente representam, isso tudo para evitarmos especulações ou até mesmo para não nos precipitarmos acerca da vinda do nosso Senhor, vinda essa que só Ele (O Pai) sabe.

Muitos dizem que estamos vivendo o quinto selo, mas, vamos esperar um pouquinho, podemos sim estar vivendo o quinto selo como também o que está acontecendo hoje, são apenas os princípios das dores, sendo que há alguns estudiosos que dizem que a abertura do primeiro selo seria mesmo esse princípios das dores.

Vamos aos selos o texto se encontra em apocalipse 6

Primeiro selo o cavalo branco 

Há duas suposições ou especulações sobre isto:

Primeiro: Alguns acham que o homem montado no cavalo branco seria Cristo. O cavalo sugere uma batalha. A cor branca para muitos representa a pureza, algo sem mancha ou mácula e o arco representaria uma arma de guerra usada para vencer os inimigos, um cenário perfeito para uma grande batalha e por que não a batalha do apocalipse. 

Segundo: Dizem que o homem montado nesse cavalo branco poderia ser o anticristo. Onde, ele imitaria a Jesus Cristo, mostraria uma falsa pureza, traria uma falsa paz e usaria o seu arco como um símbolo de poder e glória.

E com esse instrumento de longo alcance (o arco), ele tentaria persuadir todas as nações, como o próprio texto bem diz "saiu vitorioso e para vencer". 

Se nos atentarmos bem Jesus Cristo, já venceu e é o único vencedor!

Segundo selo, será o cavalo vermelho que representa a guerra.

Este segundo selo mostra um cavaleiro mais aguerrido e calado onde apenas cavalgava. Para esse cavaleiro foi-lhe concedido "tirar a paz da terra e levar os homens a se matarem uns aos outros". 

A cor vermelho simboliza o sangue, dando a entender que haverá um grande derramamento de sangue. 

 Hoje vemos esse derramamento de sangue? Sim! E não é só de hoje, o que acontece é que esta sendo mostrado mais intensamente.

Terceiro selo é o do cavalo preto que simboliza a fome.

A bíblia diz que o terceiro selo é o do cavaleiro que representa a fome e sabemos que em tempo de guerra vem a escassez de alimento. A fome sempre vem com as guerra e o próprio Jesus já havia dito isso no evangelho de Mateus 24. 7.

Hoje, muitos passa fome por: Omissão, descaso, crise no país e etc. Cuidado!

O quarto selo é representado pelo cavalo amarelo.

Diz que um cavalo amarelo entra em cena, o seu nome é morte e o hades, vem atrás dele para apanhar a sua presa. 

Para esse cavaleiro, foi-lhe dado o poder sobre a quarta parte da terra, podendo matar seus habitantes de todas as formas e jeito possível. Note que esse cavaleiro ou na abertura desse selo, há mais perda de vidas do que há em uma própria guerra ou fome. 

Esse cavaleiro consegue deixar uma forte impressão de panico e de horror.

Quinto selo seria o lamento dos mártires.

Na abertura do quinto selo, algo extraordinário acontece, pois, se prestarmos atenção poderemos supor que aqui, na abertura desse quinto selo, seria onde Deus exerceria o seu julgamento. 

porque? Veja a razão para esse possível julgamento. Debaixo do altar, João vê "as almas dos que foram mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram". 

Simplificando. O altar representa o lugar do concerto, onde nos aproximamos de Deus e é onde oferecemos a Ele nossos sacrifícios, é o lugar onde Deus vem ao encontro dos corações contritos e quebrantados. 

Quem são esses mártires? Esses mártires clamarão para que se vingue o sangue deles que foi derramado. Mas calma, isto é um simbolismo. 

Sexto selo, terremoto e julgamentos.

O texto fala do escurecimento do sol, a lua tornando-se em sangue, estrelas caindo do céu, ventos fortes, gentes de todas classes sociais escondendo-se em cavernas e rochas e clamando às montanhas que caiam sobre elas e assim as escondessem do rosto d'Aquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro. 

Ainda não conseguimos identificar nesse trecho o juízo final. Apenas é um leve tormento que passarão os homens. Estes acontecimentos também se referem ao período da Grande Tribulação, sendo que esses acontecimentos ninguém jamais viu algo semelhante. 

Sétimo selo aqui o bicho vai pegar, pois haverá o silêncio no céu e o incenso.

O silêncio no céu tem sido interpretado de várias maneiras: 

Um: Simboliza o juízo dilatado, ou delongado se não um juízo mais duro de Deus. 

Dois: Simboliza um período de suspense, ou de expectativa pelas coisas que ainda iriam acontecer.

Três: Simboliza o momento em que os salvos, ao chegarem ao céu, ficarão perplexos, vislumbrando, atônitos as belezas daquilo que os olhos jamais viram.

Conclusão:

Na verdade os selos serão abertos, as trombetas tocarão. Mas de tudo isso que aprendemos, devemos guardar nosso coração e desejar subir na primeira chamada, pois, haverá uma agonia tamanha para aqueles que ficarem.

Espero poder ter ajudado. Pr Ton