segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maioridade ou Maturidade, o quê você tem Vivido!

Texto Biblico Efésios 4. 14...

   Conforme escreveu Paulo em Ef 4.14, a principal característica e a mais preocupante de um "menino" é a inconstância! Uma criança sempre "oscila de um extremo para o outro", e, jamais se firma.

No curso natural da vida seguimos o seguite:

Nascemos e não vivemos sem a ajuda total de nossos pais, principalmente de nossa mãe aonde somos alimentados, limpos e vestidos.

Quando começamos a caminhar, não queremos mais ficar no colo, e logo, tentamos ser independentes, mas, quando a fome aperta e o cansaço vem lembramos que temos um colo e o colo de nossos pais.

Como o tempo avançando e aprendemos a cozinhar, a se vestir sozinhos e ir para alguns lugares sem ter que pedir ajuda, esquecemos mais uma vez de que precisamos de ajuda e nem nos lembramos que necessitamos uns dos outros.

Nessa fase, o único pensamento é o de fazer 18 anos para ser totalmente independentes, fazer o que quizer, dirigir, namorar, beber e trabalhar sem ter que se importar com aquelas pessoas que sempre nos ajudou, sem ter que ouvir as cobranças incabiveis e chatas de quem realmente nos ama e que cuidam de nos.

Temos que entender que a maioridade, alcançar a maioridade no mundo significa ser independente, é uma autorização para poder fazer coisas que quando éramos de menor não poderiamos fazer.

Com o avançar da vida, nos esquecemos que ficaremos velhos, e contra a nossa vontade, mas, já maduros e esperiente voltamos a ser dependentes de outras pessoas.

Ja não conseguimos correr como antes, andar que era uma coisa normal, agora necessita de um ombro amigo ou de um andador, a vida que viviamos regrada agora, monitorada devido os problemas de saúde agravado pelas estravagâncias de nossa juventude.

Tudo isso me leva a crer, de que quem um dia nasceu dependente, nunca poderá se esquecer disso, sempre seremos dependentes uns dos outros, quer queiramos ou não, temos que aprender a conviver com isso. (você precisa de mim e eu preciso de você, uns cooperando com os outros) isso é o curso natural da vida.

Já na vida cristã é a mesma coisa, só que pensamos que a maturidade é sinônimo de cabelos brancos, idade avançada, anos de Ministério e independência no que tange pedir ajuda, do ser líderado.

Alcançar a maturidade é o contrário da maioridade, ao invés, de nos tornamos independentes, com a maturidade entendemos que ficamos cada dia mais totalmente dependentes de Deus.

O alvo ou objetivo de uma vida cristã sadia é alcançar à maturidade.

A vida cristã passa naturalmente por várias etapas: O novo nascimento, a infância, a juventude e a maturidade espiritual. (como no curso natural da vida, ninguém nasce maduro, temos que passar por todas as fases e aproveita-las) Quando eu era menino, fazia as coisas de menino...

Não há nada de errado "passar" pela "infância espiritual" aonde tudo é novo e lindo, mas, temos que prosseguir sempre crescendo! Não seria alarmante para uma mãe verificar que, depois de quatro anos o seu lindo bebê, ainda continua um bebê. Isto seria uma anomalia. No âmbito espiritual é a mesma coisa. Nós nascemos de novo para crescer! Esta é a Lei da Vida – todo ser vivo nasce para o crescimento, até alcançar a maturidade.

Com isso, Pensamos que maturidade cristã é uma boa faculdade teologica, uma grande igreja totalmente mobilhada e cheia de membros, uma bela estrutura que levaria a todos que contemplassem dizerem, essa pessoa é madura pois alcançou esse sucesso.

A maturidade cristã, vai mais além do que isso, lembram do mundo, quando mais crescemos mais independentes queremos ser.

Pois é, na vida cristã é assim! Cada dia que crescemos espiritualmente, cada dia que aumentamos a nossa intimidade com Deus,

lembramos que dependemos totalmente dos cuidados e do colo de nosso Pai.

E isso é sinal de maturidade, pois um dia, cairemos na real de que sozinhos não conseguiremos, mas com a ajuda de Deus é certeza!

Quando estamos maduros espiritualmente não vemos intelectualmente, mas, conseguimos enxergar a partir da iluminação que o Espirito Santo vai nos dando.

Quando entendemos que dependemos totalmente de Deus aprendemos a:

Orar sempre. (colocando tudo nas mãos de Deus e pedindo a sua orientação)

Sempre dar graças. (agradecemos por tudo, pois Ele tem cuidado de cada um de nós)

Sempre reavivarmos a chama e não deixarmos ela se apagar (nunca deixar cair no comodismo e no conformismo, lembre – se temos que contar com Deus em tudo e pra tudo)

E estaremos aprendemos sempre. (Nunca se é jovem de mais para começar a aprender e nem velho de mais que seja sábio em tudo, que não precise aprender mais)

Quando tivermos isso vivo e sendo a nossa maneira de pensar e de agir, é um forte sinal de que estamos caminhando para uma maturidade sadia.

Aprenda, nunca se esqueça de que, sempre precisaremos uns dos outros a vida poderá te mostrar isso de uma forma não agradável.

Cresça, aproveite as fases de sua vida, nunca queira ser independente, pelo contrário, queira ser totalmente dependente de Deus e seja feliz.

 Creçamos em tudo nAquele que é o cabeça, a saber Cristo e esse crucificado.

Pr Ton...