quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto de metodologia cientifica (A problemática de uma liderança cristã)


Primeira parte do trabalho de metodologia cientifica.
Tese do bacharelado em teologia

FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA-FATIN
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
METODOLOGIA CIENTIFICA
Claydston Rodrigues Martins
INTRODUÇÃO
    A pesquisa interessa-se por levantar as dificuldades encontradas devido o despreparo e as conseqüências (os problemas) de uma liderança cristã despreparada, esse despreparo pode estar relacionado à má formação, necessidade humana ou a falta de um discipulado bíblico e de excelência.
Um estudo/pesquisa sobre o despreparo de lideres e a conseqüência que se é gerada a toda uma instituição (igreja), bem como, seus membros e até mesmo a sociedade. O grande crescimento e o surgimento de novas igrejas têm trazido uma preocupação, pois, a causa/fator de tantas igrejas estarem surgindo nos dias atuais, que poderia ser motivo de glória e louvor, se em sua grande maioria não tivesse o surgimento devido “a rachas” e ou com o propósito de: Estabilidade financeira, necessidade de firmar-se como pessoa, status social, senso de obrigação (do líder), insubmissão e ou por falta de opções.

    Afora o interesse pessoal do pesquisador, o tema se impõe pela recorrência das discussões sobre a má formação de pastores que estão à frente das igrejas evangélicas no Brasil, esse assunto se torna de interesse obrigatório, haja vista, a necessidade de termos igrejas sadias em nosso País, em nossa comunidade. Pela contribuição que uma pesquisa desta natureza possa emprestar à compreensão do real papel dos lideres cristãos para a sociedade em todas as suas áreas. 

    A pesquisa se presta a levantar uma questão que pode ajudar a estabelecer uma regra prática para que se exija no mínimo, o preparo de líderes para a prática pastoral (além do chamado visível, uma preparação acadêmica e bíblica) Para que haja dentro de nossas igrejas pessoas preparadas para que toda uma sociedade, caso busquem uma orientação, seja bem atendida.

   A má formação de obreiros tem tido continuidade devido a não observância da palavra de Deus e o desleixo ou a falta de preocupação no que tange a cobrar esse preparo. Hoje, a maioria das igrejas não estão muito interessadas em ter pessoas capacitadas, estão interessadas mais com números e em dízimos. Infelizmente, essa prática tem sido adotada frequentemente e a conseqüência disso se vê ao decorrer de alguns dias, meses ou até mesmo anos. Quando o pastor ou o líder “Maior” da igreja perceber o estrago que uma decisão dessa natureza trouxe prejuízo, já e tarde, ele já foi pego de surpresa. Uma pessoa despreparada, nunca poderá assumir um cargo, seja ele qual for. Um líder tem uma responsabilidade e essa responsabilidade triplica quando se trata de outras vidas, “Como um cego poderá guiar outro cego?” Diz a palavra do Senhor. A pesquisa pode, então, contribuir, entre outras coisas, primeiro, para a preocupação que teríamos que ter para com os futuros líderes, isso no que tange a sua preparação ate a sua ordenação; segundo, para uma real compreensão do que realmente é um chamado e o que engloba esse chamado, pois, um líder não apenas vai ostentar um titulo, ele vai guiar um povo, vão ser vidas que estarão a sua volta e com certeza ele será cobrado por isso. Hoje não podemos permitir que pessoas despreparadas, seja psicológica ou intelectualmente assuma os púlpitos e continuem dando descrédito ao nosso bom e fiel evangelho.

    O estudo permitirá ajudar na resposta a uma pergunta básica: A problemática na liderança cristã está no fato de que não estamos preparando obreiros, mas, consagrando pessoas despreparadas para assumirem tal cargo?

    Ao mesmo tempo, a pesquisa poderá ajudar a compreender o porquê de tantas igrejas surgirem da noite para o dia e fechamento das mesmas, na mesma proporção, e, o porquê tem surgido tantos escândalos no meio cristão.

    Por atuar na área da liderança pastoral, por ter passado por algumas dificuldades acima citadas, o pesquisador se interessa grandemente pela busca de respostas e fontes de pesquisas que sirvam para despertar/alertar não só os líderes como também a sociedade em geral no que tange o surgimento de igrejas, bem como, uma melhor preparação de uma pessoa que irá liderar uma instituição religiosa, além de desejar que essa pesquisa venha servir de influência para um despertar das autoridades cristãs.

    O pesquisador milita para que mais e mais pessoas se atentem pela importância do que fora até aqui citado, seja em função de sua postura ou em prol de uma liderança disposta e preocupada na preparação e propagação de uma evangelho sem mácula, onde o amor não seja tão fingido do qual vemos hoje dentro das igrejas evangélicas.

    A despeito de a pesquisa roçar quase sempre no discipulado e na preparação de futuros obreiros, o tema se mostra de execução viável, pelo grande crescimento e o surgimento de igrejas e seus lideres em nossa atualidade, no qual, serão os objetos da investigação.

    Secundariamente, essa pesquisa contará com apoio teórico, serão consultados algumas pesquisas já apresentadas nesse segmento, a fim de trazer uma melhor compreensão, ou, uma prévia do problema, em diversas áreas do meio cristão (Ética Cristã, Discipulando um futuro líder e ate mesmo o uso da psicologia cristã nos dias atuais).

Continua... e acorda povo de Deus, não aceitem essas coisas macabras dentro da igreja de vocês. Espero ter despertado esse sentimento de termos em nosso meio uma palavra sadia e vivida por parte de quem a ouve.

Pr. Ton

Um comentário:

  1. Hola, Pastor:


    Ánimo, campeón. Tú ya estás ganando hasta aquí, sólo hasta aquí; hay más camino por andar y el señor te está mirando y nosotros, tus discípulos, te estamos apoyando. Yo, la verdad, es que te admiro como Pastor y como persona, gracias a Dios. Dios te escogió, y no fue al azar, fue porque vio algo de Él en ti. Sigue firme, espagueti. Te necesitamos. Por Vicente Recio

    ResponderExcluir