sábado, 23 de fevereiro de 2013

Os cinco pontos do calvinismo


Os Cinco pontos do calvinismo, mais um trabalho acerca da Pós-graduação.


Eles refletem baseados na soteriologia (Estudo da salvação humana). Onde o movimento calvinista interpreta a natureza da graça de Deus sobre a vida e a salvação na vida do homem.

1 º A Depravação do Homem:

O homem se tornou corrupto depois da queda no jardim do Éden, se tornando incapaz de fazer o bem aos olhos de Deus. Tornou-se escravo do pecado e foi destinado a morte eterna, isso, se não houver uma intervenção da parte de Deus em sua vida.

2 º  Eleição incondicional:

Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
Romanos 11:32. A vontade de Deus é que todos venham ao arrependimento, contudo, essa graça, não vai ser revelada ou recebida por todos.

Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Romanos 11:29-32

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9

“E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam? Ele lhes respondeu: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, e do lado de fora começardes a bater, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos, e ele vos responderá: Não sei donde sois; então direis: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; mas ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade” (lc 13:23-27).

Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim esse será salvo. Marcos 13.13
Ele nos elegeu sem merecermos nada, e hoje, podemos adentrar e sermos participantes dessa graça, bem como sermos recebidos como filhos de Deus.

3 º  Expiação limitada.

Cristo morreu para salvar pessoas, essa morte teve o seu sucesso pleno, pois, todos serão julgados e receberão a justiça devida e incondicional de Deus.

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12. 36-37.

4 º  Graça irresistível.

Aqueles que são dadas a oportunidade de experimentar essa graça, não consegue mais sair, ou, voltar ao vômito. Essa graça está baseada no don da vida, onde uma vez alcançada há uma transformação, uma regeneração na vida de quem a experimenta.

5 º  Perseverança dos santos.

Parte do pressuposto de que Deus prometeu cumprir a obra que em nós começou, a perseverança é um sinal claro de uma pessoa que foi alcançada pela graça divina e liberta pela verdade de Deus, e uma vez liberta nunca voltará ao estado de depravação da qual se encontrava, por isso a necessidade de perseverar.

O homem por si só já esta morto em seus prazeres e pecado, a vida e a salvação depende somente da graça e da misericórdia de Deus e não de esforços dos homens, há somente um Caminho e esse Caminho se chama Jesus.

Fontes:
http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm
http://www.baptistlink.com/creationists/5pontoscalvinismo.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_do_calvinismo

Pr. Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário