segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Discipulado Cristão.

Como prometido, segue mais um pouquinho do que estou estudando, hoje gostaria de trazer algo acerca do discipulado cristão, que por falar nisso anda um pouco esquecido nas igrejas atuais.

Está esquecido por vários motivos. Falta de tempo, falta de compromisso do lider com o liderado, falta de entendimento, falta de realidade e real entendimento da  necessidade, falta de prioridade e por ai vai.

Mas, o que realmente vem me preocupando nesses últimos dias acerca do discipulado é que:

"Hoje existem pessoas que não querem ser mais discipuladas, não querem estar sujeitas a uma "autoridade" eclesiástica, e isso por entender que já são auto-suficientes. E quando esse entendimento e ou esse pensamento vem, é um forte sinal de que estamos verdadeiramente despreparados, de que somos inaptos para discipularmos alguém e de que necessitamos urgentemente de um discipulador firme e temente a Deus."
                                                                                                 Pr. Ton

 Discipulado Cristão:  Não necessariamente precisamos dizer que um discipulado cristão é uma fórmula. Mas, poderemos ter uma certeza que para um verdadeiro discipulado acontecer, ser sólido, verdadeiro, duradouro e eficiente, basta ele apenas ser bíblico e sendo biblico, não serão ministradas as vontades do discipulador e sim a vontade de Deus, trazendo ao entendimento e a realidade de que necessitamos de uma mudança.

 "A Biblia ela é auto suficiente para ensinar, e é completamente inerrante em todas as suas colocações e douturinas"

 O discipulado visa formar uma pessoa com uma base sólida em Jesus e automáticamente a nutre para a obra do ministério. O discipulado é o termômetro que irá mostrar como está a saúde espiritual da igreja. Um discipulado bem feito despertará cristãos com um verdadeiro caráter de Cristo Jesus.

Paulo disse a Timóteo, cuida te ti mesmo e da doutrina. Nesse versículo, observamos a preocupação do discipulador com o discipulo, a preocupação com a vida pessoal (testemunho) e na aplicação das doutrinas biblicas. Podemos perceber também a importância que o discípulo deu as orientações dadas pelo seu discipulador.

 O discipulado é uma via de mão dupla, tanto do discipulador quanto o discípulo conseguem ensinar e aprender. Por isso, posso definir sem medo de errar que o discipulado é um principio de formação, onde são produzidos relacionamentos sadios e de confiança mútua.

 A Cosmovisão: Não é somente uma concepção de mundo, de como o vemos e ou de a nossa realidade. Vamos além. É onde conseguimos submeter o mundo e tudo o que somos ou o que temos ao domínio do Senhor Jesus.

 O discipulado é a transferência de conhecimento, por isso, o discipulador deve conhecer bem a sua doutrina, os princípios da igreja em que está congregando e principalmente os princípios bíblicos, para não deixar as pessoas que estãos sendo discipuladas confusas.

“Só estaremos aptos para discipular, ou só poderemos ser discipuladores de excelência, quando nos permitimos ser discipulados primeiro, quanto entendemos a visão pré estabelecidas de nossos lideres e com amor, empenho e afinco cumprimos tudo sem pestanejar”

Doutrina: É o fundamento do qual cremos e ensinamos a outros com convicção, a fim de não deixarmos nenhuma dúvida acerca do que verdadeiramente cremos.
Espero ter auxiliado você, e ter te trazido algum entendimento, fique à vontade para acrescentar algo ou compartilhar algo.

Que Deus possa te abençoar rica e poderosamente. Pr Ton


Nenhum comentário:

Postar um comentário