terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Porque aconselhamento biblico e não psicológico?

Que a paz de Deus venha estar sempre sobre a nossa vida.

Estarei compartilhando, semanalmente com voces, alguns estudos (resumo de algumas materias) da minha pós-graduação em ministério pastoral, espero auxiliar muitas pessoas com esses estudos.

Aproveitem para enriquecer, comentar e divulgar. Lembro que todos os comentários serão aceitos, se forem para acrescentar.

Porque aconselhamento biblico e não psicológico?

Aconselhamento bíblico.

     O aconselhamento bíblico se torna não somente necessário e sim deve ser prático por parte de que aconselha, contudo, nesse estudo quero esclarecer que os líderes que irão aconselhar, devem estar fundamentados na palavra de Deus para ter respaldo biblico e ter muita prudência ao aconselhar alguém.

     Hoje, a maioria das pessoas não estão buscando conselhos e sim, buscam alguém que possam resolver seu problemas, pessoas que tomem as decisões por elas.

     Um líder que aconselha, pra mim, não deve de forma alguma decidir algo por qualquer pessoa que seja, ele não deve decidir e sim, orientá-la a fim de que ela venha tomar uma decisão acerca do que foi tratado, por isso, a pessoa que aconselha deve se despir de todo e qualquer tipo de sentimento ou não levar em consideração a afinidade com a pessoa da qual esta aconselhando, para que isso não venha mudar o rumo ou ate mesmo o conselho a ser dado. A bíblia deve ser usada com única fonte de resposta e respaldo.
Teologia e a psicologia.

     Percebo que a falta de aplicação da palavra de Deus e a vontade de ser “aceito” pelos homens, tem feito com que líderes, usem da psicologia a fim de levarem aos que buscam um conselho, não o que eles necessariamente necessitam ouvir e sim, o que eles querem realmente ouvir. Pois, a psicologia ou os conselhos segundo a visão da psicologia, muda de acordo com a necessidade da pessoa, a bíblia ela não muda, e sim, requer a mudança por parte de quem a ouve, ler ou busca um conselho.

     Hoje podemos notar que algumas, senão, uma grande maioria das igrejas tem preferido adotar se não inserido fortemente em suas doutrinas ou liturgias a aplicação da psicologia como fonte de regra, essas mesmas igreja tem evitado em sua maioria a aplicação bíblica, seja em sermões, louvores, estudos de EBD, Encontros e ETC.

      Só que por falta de vigilância, ou por quer ser aceito e a correria do dia-a-dia, tem deixado passar por desapercebido o que verdadeiramente está por trás da “Psicologia aplicada gospel”
Psicologia na bíblia.

     Existem pessoas que querem de toda e qualquer forma, fazer com que acreditemos que a psicologia é bíblica e que a sua aplicação irá fazer bem ou resolver os nossos problemas. Há pessoas que afirmam veementemente que: “Jesus foi o maior psicólogo de todos os tempos” Essa expressão tenta justificar a aplicação da psicologia em nossas vidas, contudo essa afirmação é mentirosa e não temos nenhuma base ou contextualização bíblica para tal afirmação. Verdade é que a bíblia não nos ensina nada disso que querem que acreditemos, mesmo que pessoas tentem com seus esforços e estudos comprovar e ou tentar nos confundir, essa afirmação continuará sendo errada.

      Por outro lado, a psicologia nesse caso usa a bíblia para analises introdutórias, para a germinação de outras idéias, e tanto a psicologia quanto a psicoterapia, usam de exaustivas idéias para tentar refinar o caráter e promover o bem estar do ser humano, levando a pessoa a ficar apenas umedecido e não matando totalmente ou verdadeiramente a sede da alma. (maquiagem). Tentam imprimir nos cristãos, que a bíblia é arcaica e imprecisa, que a bíblia serve apenas como porta de entrada. Na verdade, se a bíblia é arcaica e imprecisa, somente um louco poderia usá-la ou confiar nela como porta de entrada para uma terapia mais embasada.

Psicologia no dicionário.

      A psicologia segundo as definições populares e escolásticas cobrem uma ampla gama semântica, a partir do processo de pesquisa cientifico para a teoria e prática terapêutica, seja ela de doenças mentais, biológicas a clinicas ou, de uma definição mais comum, seria que a psicologia é o estudo cientifico de comportamento e processos mentais. Agora, se a psicologia é algo cientifico, como o ser humano poderia se opor?
     Podemos perceber que há uma guerra de opiniões, onde homens falíveis dizem a outros homens falíveis o que fazer. Diferentemente da palavra de Deus, que apesar de ter sido escrita pro homens falíveis, foi devidamente inspirada por um Deus infalível e com isso, é a única que tem autoridade e é capaz de orientar o homem.

     A psicologia e mais bem vista como um sistema filosófico de pensamentos disseminados com uma visão materialista. Então podemos concluir que aconselhamento bíblico, não pode ser uma disciplina cientifica. A bíblia em si mesma contem dados suficientes e reveladores para estabelecer um padrão, um diagnóstico e uma cura para todos os problemas da alma.

      O conselheiro que não usa a bíblia, ou as orientações e mandamentos contidos nela, corre um sério risco de inserir no seu conselho as filosofias distorcidas e poderá se equivocar pela influência de uma cosmovisão errada. A diferença clara está em acreditar que a bíblia é auto-suficiente e capaz de corrigir, orientar e auxiliar o homem em sua vida. A psicologia acredita que precisamos de mais e novas teses, novos estudos e descobertas, novas formulas e filosofias que vão de encontro à necessidade do ego humano.

Aconselhamento bíblico na bíblia.

     Não só devemos crer como ter a bíblia como um “manual” seguro e eficaz para um verdadeiro aconselhamento. Contudo o conselheiro deve primeiramente conhecer à Deus, entender a visão bilbica e vive-la, ou acreditando nela como a sua única razão de viver

O paradigma do Salmo 19.

     Esse salmo transmite e levam os homens a suprema glória de Deus, aos Supremo e Excelso Criador, o único que está além de nossa imaginação, contudo, o pecado tem deturpado e impedido que percebamos com clareza os efeitos dessa revelação, fazendo com que essa mensagem poderosa seja deturpada.

     Na verdade o homem está em oposição à Deus, contudo, Deus, o Seu poder e a criação tem deixado o homem sem desculpas. A palavra de Deus é perfeita, ideal para o homem, podendo chegar até os mais profundos pensamentos e intenções do coração.

     E se formos usar da psicologia para aconselharmos, ou tentarmos cuidar da alma humana, será o mesmo que administrar a um doente de câncer uma aspirina, sendo que a idéia seria a de que a palavra de Deus tem pleno poder para produzir uma compreensiva justiça, perfeitamente satisfatória, confiável, infalível e conselheira.

     Obs: A bíblia não é, e nem deve ser considerada como um apanhado de sugestões ou teorias como faz ou como é a psicologia. Se a bíblia for lida com a devida reverencia, efetivamente ela trará um impacto tremendo sobre o coração do aconselhado.

A questão critica.

     A palavra de Deus deve reinar supremamente no domínio da alma, onde efetivamente, somente ela é capaz de instruir os crentes a respeito de como glorificar à Deus, Já as psicoterapias e a psicologia, jamais poderão santificar o coração humano, haja vista, elas não quererem levar o homem à Deus e sim, na resolução dos seus problemas e no bem estar pessoal. Alimentando cada dia mais o ego humano, onde se pervertem uma natureza da qual Deus quer restaurar.

Bom estudo! Pr. Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário