domingo, 29 de julho de 2012

COBERTURA ESPIRITUAL, É BOA OU RUIM? ELA SE FAZ NECESSÁRIA?


Princípios gerais de cobertura Espiritual

1. DEFINIÇÃO

1.1 - Ter cobertura é ter Proteção Espiritual. É ser pastoreado, é estar perto daquele que lhe cobre, é tomar a iniciativa de  comunicar tudo: tudo sobre você e sua família, tudo sobre o seu ministério, tudo sobre as suas relações de trabalho, tudo sobre  situações íntimas ou pecados ocultos. Andar sob cobertura é fazer confissão e andar em transparência; aquele que cobre não deve ter a atitude de domínio, contudo, quem é coberto, deve aceitar ser corrigido.

1.2 - Cobertura é paternidade, todos nós precisamos ter pais espirituais. Buscar cobertura significa decidir estar debaixo de um
 pastoreamento, debaixo de autoridade. E isso não é fácil, estar debaixo de cobertura é uma decisão difícil de tomar e mais difícil ainda de praticar.

1.3 - Todos nós temos alguém debaixo da nossa autoridade, somos discipuladores. Se alguém não está sob autoridade não tem as condições necessárias para exercer essa mesma autoridade.

2. ATITUDE

2.1 - Buscar cobertura é antes de tudo um ato de humildade, e é abençoado quem assim o faz.

Tiago 4:6
 "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". 

2.2 - O Senhor Jesus disse que Ele era manso e humilde de coração. Esse deve ser o espírito de quem cobre e de quem é coberto espiritualmente.

2.3 - A humildade está consubstanciada no texto de Filipenses
 2: 3 e 4: "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros."

2.4 - Um dos fundamentos de nossa visão é a unidade, sem a qual o nome do Senhor Jesus não será conhecido Se não aprendermos a sermos um, o mundo ai fora nunca saberá que somos discípulos de Cristo.

3 - REVELAÇÃO 
 

3.1 - Quem busca cobertura é porque teve uma revelação do Senhor no seu espírito, sente a necessidade de ajuda e não é soberbo.

Quem não busca cobertura é porque diz: "Minha alma me diz que eu não preciso de ajuda, que sou muito capaz de cuidar de tudo por mim mesmo, que eu estou sempre certo, que não preciso que ninguém se meta na minha vida, que a minha verdade é mais verdade que a sua".

Por esta e outras razões aquele que é guiado pela alma, caminha sozinho, toma decisões importantes sem ouvir conselhos e assim estará sujeito a errar muito mais.

Já aquele que é guiado pelo Espírito, se humilha, valoriza as opiniões dos outros colocando-as na balança, está sempre pronto a ouvir, sabe que pode errar, se for preciso confessa que errou e volta atrás, recomeça tudo de novo, não tem pretensão de que sua verdade prevaleça, nunca anda sozinho, sabe que precisa de ajuda, de conselhos e por todas essas razões erra menos e em sua caminhada vai mais longe.

3.2 - Ninguém é dono da verdade, a não ser o Espírito Santo, Quem anda sozinho está declarando que possui toda a verdade.


4 - A COMUNICAÇÃO É A CHAVE

4.1 - Se você está debaixo de cobertura, é preciso entender que a comunicação é necessária; nada funcionará se você não comunicar ao seu pastor as suas decisões mais importantes e necessidades.

4.2 - Cobertura indica responsabilidade mútua; o pastor que cobre precisa estar disponível sempre que for procurado, estar disposto a assumir e viver os problemas daquele que o busca.

4.3 - Quanto mais sua cobertura puder compartilhar das situações que você estiver vivendo, tanto no ministério, como na família ou no trabalho, mais você irá descobrir que de fato não está sozinho. Portanto, abra o seu coração e compartilhe. Experimente!

4.4 - Entenda que é difícil compartilhar problemas. É fácil compartilhar bênçãos. A cobertura só vai funcionar se você abrir o seu coração e ser totalmente verdadeiro e sincero.


5 - COMPROMISSO

5.1 - Sujeitar-se a uma cobertura indica compromissos, e esses compromissos são bilaterais (Meu e seu).

5.2 - Tudo o que vem de Deus é completo e sem falhas. Quando alguém procura uma cobertura explicitamente está em busca de ajuda.

5.3 - Na vida assumimos compromissos todos os dias, estar sob cobertura é somente mais um deles.

6 - LIMITES

6.1 - Quem estabelece os limites do relacionamento não é o pastor que cobre, mas aquele que busca a cobertura. Muitas vezes, queremos ajudar um pastor que nos procurou para cobri-lo, mas ficamos, de certa maneira, com as mãos amarradas, porque não sabemos os limites dentro dos quais podemos caminhar com aquele pastor, temendo estar  sendo inconvenientes ou estar caminhando além dos limites que nos foram estabelecidos.

6.2 - Quanto menor forem os limites de relacionamento entre os dois maior será o nível de proteção para ambos e o testemunho de
  Deus estará sendo de fato estabelecido na Terra.

7 - TRANSPARÊNCIA

7.1 - Ser transparente é andar na luz. Em: 1 João 1:7 diz que: "Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos
 comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."

Contudo, na prática, o que temos visto é que este é um princípio desconhecido de muitos.

7.2 - Andar na luz pode parecer simples mas não é, pode parecer fácil mas não é.

Andar na luz é uma lei espiritual protetora. É o maior princípio de proteção que existe para que uma pessoa não caia.

7.3 - Sem orientação e uma cobertura, provavelmente estaremos sujeitos a cair em uma das seguintes áreas:
·  Orgulho 
·  Dinheiro
·  Área sexual/ Familiar
·  Enganos na área teológica ou mesmo filosófica.

8 - VOCÊ NÃO É O DONO DA VERDADE

8.1 - Quem não está convencido de que não é o dono da verdade, nunca andará de fato sob cobertura.
8.2 - Historicamente os maiores desvios teológicos e doutrinários ocorridos, e que levaram grandes ministérios e denominações a uma auto-destruição, foram enganos que o diabo instalou no coração de seus líderes porque sentiram-se donos da verdade. Todos nós precisamos de um Natã em nossas vidas.

8.3 - Ninguém é infalível, só Deus e Ele mesmo nos deu o maior exemplo de como ser servo e obediente.


Algumas modificações feitas Por Pr. Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário