terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Porque ministrar a Santa Ceia e em quanto tempo devemos fazer isso?"

Boa tarde! Gostaria de tirar algumas dúvidas acerca da santa ceia do Senhor, e aproveito e deixo bem claro que não estarei expondo nenhum tipo de preferencia minha e nem coloco como verdade o que vou escrever aqui, para isso, deixo esse espaço para que você venha também enriquecer esse pequeno comentário com algo que você sabe.

Por que ministrar a Ceia do Senhor?

Entendo que ministramos a santa Ceia como o próprio Senhor estabeleceu para ser assim, porque lemos no versículo 19 que Jesus disse: "Façam isto em memória de mim".. Onde Ele mesmo nos orienta que façamos todas as vezes em Nome dEle. Vamos ler o texto: (Lucas 22.17-20) "Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: - Peguem isto e repartam entre vocês. Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus. Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: -Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: -Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês". 

A Ceia do Senhor é uma cerimônia que tem, exatamente um único objetivo de trazer a nossa memória o sacrifício e a vinda de Jesus.

De quanto em quanto tempo seria o correto ministrar a Ceia do Senhor?

Jesus disse que era para ser feita todas as vezes em memória dEle até que Ele voltasse. Bem, a igreja primitiva tinha por costume ministrar a Ceia todo primeiro dia da semana, hoje, teríamos uma certa dificuldade em ministra a ceia durante todos os primeiros dias da semana devido o mau costume que adquirimos no decorrer da implantação do evangelho no Brasil. Muitos seguem a palavra de Deus como verdadeiramente deve ser seguida, outros tem por fim tirar somente o que lhe apraz e muitos nem se preocupa com o que está escrito.

Voltado, a Ceia do Senhor pode ser ministrada tanto semanalmente, mensalmente, bimestralmente ou anualmente. Não existe um tempo determinado na palavra, mas em todas as vezes que ela for ministrada, tem que ser em memória de Cristo. Hoje no Brasil, devido a cultura implantada costuma -se realizar a Ceia do Senhor no Primeiro domingo de cada mês, isso é uma oportunidade que temos para trazer a igreja uma reflexão de algo de suma importância na vida de qualquer cristão. A VINDA DE CRISTO. Poucas igrejas ministram a ceia no segundo e por ai vai.

Cabe aqui uma observação importante: A Ceia como o nome realmente diz e o próprio Senhor ministrou, deve ser ministrada á noite, pois o Senhor Jesus tomou a Ceia na NOITE em que foi traído! Se ministrássemos de manhã seria café da manha e perderia o proposito, se a tarde seria um lanche e por ai vai.

Então seguindo o horário e o proposito, a quantidade de vezes que ela for ministrada é indiferente, agora não podemos deixar de lado o foco e o proposito a ser refletido com a oportunidade da Ceia.

Os elementos da Ceia?

A ceia foi repartida por Jesus com um pão e vinho, Agora, tradição Judaica eram repartido os pães asmos ou seja, sem fermento. Não somos Judeus, por isso algumas igrejas repartem um pão com fermento, devemos ter cuidado pois o fermento na bíblia não é bom, todavia, devemos ter cuidado para não cair em achismos e colocarmos uma superstição acerca do pão fermentado.

Por que?

Se existisse alguma cidade ou pais que não tem o costume de comer pão eles iriam repartir o que? Ou se onde algumas pessoas moram não existisse o pão sem o fermento? Por isso devemos colocar o nosso coração em Cristo e deixar Ele mesmo ministrar, se o Espirito Santo não nos condenar por participar da Ceia com um pão que contenha fermento, amem! Agora se sentirmos algum incomodo, devemos tomar as medidas necessárias e fazer aquilo que agrade a Deus.

O vinho, devido uma preocupação, algumas igrejas não tem o costume de dar o vinho na noite da Ceia, o vinho é substituído pelo suco de uva. A bíblia diz que Jesus deu um cálice que continha vinho, isso serve para o comentário do pão. Devemos tomar cuidado com algumas colocações e posições que a igreja de hoje devem tomar, o melhor nesse caso é ficar realmente da dependência de Deus para que nada se torne escândalo.

Se tiver ficado alguma dúvida acerca da Ceia ou se você tiver algum comentário, favor faze-lo.

Que Deus possa nos abençoar cada dia e nos direcionar na maneira certa que Ele quer, não na que achamos que seja o certo.

Pr. Ton  Ministério Cristão Clamor Pela Presença

13 comentários:

  1. amado como tomar todo mes a ceia se na verdade cristo tomou a pascoa uma vez ao ano, e não a respaudo para todo mes ,ele disse para lembrarmos dele na ceia do senhor observando os requisitos da ceia...como pão e vinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem a sua pergunta, mas, como disse à cima. Meu objetivo não é condenar quem toma de mês em mês, ano em ano, nesse texto trago a importância da Santa Ceia e não somente o comer por comer o pão e muito menos beber o suco de uva. Espero que tenha entendido. Que a paz de Cristo Seja contigo e nos dê entendimento das coisas espirituais para que possamos fazer o que é certo. Pr Ton

      Excluir
  2. Respostas
    1. Amem irmão Alisson. Espero poder ter ajudado e fico feliz. Precisando é só chamar. Pr Ton

      Excluir
    2. Amem irmão Alisson. Espero poder ter ajudado e fico feliz. Precisando é só chamar. Pr Ton

      Excluir
  3. A PAz do Senhor Jesus.
    É de muita importância, que esses fatos sejam explicados. POis muitos , usam todos os fatos bíblicos para causa grandes contradições. Jesus já deixou claro, que seja feita em memória dele, do seu sacrificio e da sua vinda, assim como nós deixou mandamentos, que devemos seguir todos os dias de nossas vidas, entendo eu, que se analisar a bíblia, veremos que tudo é dele, tudo é para ele e sem que seja assim, nada se tem. Entendo eu, que o quanto mais eu necessito da presença do Senhor, mais eu o busco, mais quero eu estar na sua presença e mais quero eu participar do seu corpo ! Quando aceitamos a Cristo, em todos os momentos devemos estar com ele, e seguindo seus ensinamentos e sua vontade, creio assim, que se me alegro com ele, me alegro em me lembra de como fui salva e de tudo oque ele fez.Então celebrar a Ceia do Senhor, seja o tempo quer for, estarei me lembrando dele. O quanto mais eu celebro, mais me lembro . Deus abençoe amados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pastora Ana Lúcia, o seu comentário é de grande valia para cada um de nós.

      Também percebo a importância de estarmos nos lembrando do Senhor em todo o tempo, a ceia é uma ótima ferramenta para isso, se for feito em memória dEle.

      fique na paz.

      Pr Ton

      Excluir
  4. Bom Dia , A paz do Senhor Jesus!!!
    Quando as pessoas compreenderem , que Jesus já fez tudo por nós, e que o desejo dele é misericórdia e não sacrifício. Entenderão que sua palavra, não é para ser questionada, e sim vivida. O quanto mais eu desejo estar com Cristo, mais eu o busco, O quanto mais eu o Busco, mais o conheço.O Quanto mais eu o conheço, mais quero me lembrar dele!! Simples assim!!! Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Amados, estas são suas palavras: "A ceia foi repartida por Jesus com um pão e vinho, Agora, tradição Judaica eram repartido os pães asmos ou seja, sem fermento. Não somos Judeus, por isso algumas igrejas repartem um pão com fermento, devemos ter cuidado pois o fermento na bíblia não é bom, todavia, devemos ter cuidado para não cair em achismos e colocarmos uma superstição acerca do pão fermentado". Se não somos judeus e essa cerimônia foi criada para eles, então, não deveríamos fazer!! Não podemos deixar de fazer algo pq não somos judeus e fazer outras pq "achamos" que se deve fazer. A ceia bíblica é anual, pois, Cristo a fez junto à páscoa. Ele é Nossa Páscoa. Enfim, se é pra fazer, façamos direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pr Sidiney, pelo acrescimo dado a esse post. Que Deus venha sempre nos surpreender com a sua graça para que não venhamos cair nos modismos que muitas igrejas estão aderindo. Pr Ton

      Excluir
  6. a paz do senhor meus amados em CRISTO JESUS! quero aqui fazer uma obs e comesso dizendo a primeira pascoa foi instituida antes da lei depois veio a lei, israel continou por orde de DEUS os israelitas cumpriram este ritual anuamente em memoria da saida do egito, e isto veio a até jesus que veio para nos libertar da escravidão do pecado, assim como israel foi liberto da escravidão, do egito para cumprir a biblia JESUS moreu nos dias da pascoa, e com a sua morte ele libertou todos que nele crer do poder do pecado de uma vez por todas. observamos que da nossa era cristã JESUS nos seus ultimos dias de vida selebrou a primeira pascoa. e o SENHOR JERSUS nao diz quantas vezes por ano é pra fazer em memoria dele JESUS MT. 22, 19,20 entao meu querido fassa como vc crer se vc crer quer é uma vez por ano faça pela fé mas se alguem crer que é menssal fassa pela fé paulo diz que o que come nao critica o que come, e o que não come não critica o que come. JESUS desse que pra faser em memoria dele ou seja lembrar dele e isso nos temos que fazer todo dia , instante , e todo moento meus irmão nao tem dois ceus não só tem um então pela vamos crer e estar a tentos porque todasv as coisas couperam para o bem daqueles que ama a DEUS amem espero ter contribuido para o bem daqueles que amam a DEUS; que DEUS abenssoi a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem Irmão Divino, Eu creio que se for feito por Jesus e da forma certa não seja pecado! Hoje, temos no Ministério Cristão Clamor Pela Presença a Ceia mensal.

      Sempre orientamos aos amados acerca de fazermos em memoria do Senhor. Obrigado pelo seu comentário, que Deus Abençoe.

      Pr Ton

      Excluir