segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Barco pode até ser seu, a Rede pode até ser sua, mas quem vai garantir a pescaria é o próprio Jesus"

Em Lucas 5, encontramos uma historia muito linda acerca da pescaria e da consequência da obediência.

Quando os pescadores já estavam lavando as suas redes (versículo 2) devido a longa jornada e a tentativa de buscar algum alimento para que eles pudessem ter algo para comer e sustentar a sua família com a venda de alguns peixes.

Quando se depararam com o Mestre entrando em um barco e solicitou que Simão dono do barco, afastasse o da terra para que pudesse ensinar a multidão do barco. Depois de ter ensinado a multidão, Jesus pediu para que Simão voltasse ao mar alto e novamente lançasse a sua rede (versículo 4).

Aqui caberia algumas ponderações.
1- Eles acabara de voltar de uma noite de duro trabalho e não tinham apanhado nada;
2- Eles já estavam cansados e desanimados por não conseguirem exito em sua pescaria;
3- Eles já tinham lavado suas redes.

Isso tudo no dia de hoje, seria mais uma justificativa para não fazer o que Jesus estava pedindo. E vou além, nos dias de hoje, nem precisaria de muita coisa para que as pessoas não façam a obra, qualquer motivo é um motivo de desculpa para não colocar a mão no arado. Obedecer, ou seja, a obediência nos dias de hoje é uma palavra que esta extinta em sua execução. Infelizmente isso e triste de se dizer por se tratar de um povo que se diz cristão e que a própria palavra nos orienta a agirmos de uma forma totalmente diferente. 

Mas, o que me impressionou nesse capitulo 5 de Lucas, Foi:
1- O povo tinha sede e vontade de ouvir a palavra de Deus (Versículo 1). E hoje, será que continua a mesma coisa? Ou trocamos os momentos e as oportunidades de estamos cultuando a Deus por qualquer coisa? (festa, cansaço,  trabalho, família e etc)
2- A forma com que Simão respondeu a Jesus. (Versículo 5) ..."Mas, por que mandas, lançarei". Vejo a obediência e a fé deles em fazer o que o Mestre ordenou. Será que temos fé para lançar a rede ou queremos continuar a inventar desculpas para não lançar a nossa rede.
3- A resposta devido a atitude de lançar a rede sobre a palavra de Jesus. (Versículo 6) ..."E fazendo assim,colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se as redes.

E depois de terem contemplado esse milagre da pesca, ele não quiseram saber de mais nada. Largaram tudo para seguir a Jesus. (Versículo 11)

Primeiro: Você teria coragem de largar tudo por Jesus, ou você hoje se encontra Largando a Jesus por tudo?

Segundo: Você viria atrás de Jesus somente por que com Ele você conseguiria uma pesca maravilhosa? Ou você viria atrás de Jesus para ser um grande pescador de almas.

Terceiro: O barco pode até ser seu, a rede pode até ser sua, mas quem vai mandar os peixes é Jesus! Se você quiser usar a sua rede e o seu barco para Jesus, com certeza! Você ira obter exito em sua pescaria. Agora, se você fizer do seu jeito, de sua forma e sem levar em consideração o que Jesus falar, ai é problema seu.

"Se Jesus entrar em nosso barco (nossa vida) deixaremos de ser simples pescadores de peixes, seremos verdadeiros discípulos, pescadores de almas"  Pr. Ton

Só sei que gostaria de terminar essa reflexão com um testo de Atos 20:24: "Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. 

Dependência, obediência e atitude ao lançar a rede. Fica a dica e espero que um dia possamos chegar ao minimo em 10% do que aqueles homens chegaram.

Pr. Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário