terça-feira, 2 de outubro de 2012

"LEITINHO OU ALIMENTO SÓLIDO, O QUE VOCÊ PREFERE?"

    Nos dias de hoje encontramos uma problemática no que tange a alimentação do povo cristão, e isso, não tem sido fácil! Cada pessoa que ser alimentada somente do que gosta de comer, ninguém está mais interessado em comer o que verdadeiramente alimenta. O cristão do século 21 tem adotado um costume que não é tão sadio assim, e por isso, muitos sofrem com a falta de crescimento espiritual.

   Na vida natural, é completamente entendível que para cada fase da vida existe um tipo de alimento. Exemplo: Um recém nascido nunca poderá se alimentar de uma buchada ou outra coisa ao não ser o leite materno, mas, na medida que ele vai se desenvolvendo a sua alimentação vai ficando mais sólida e mais completa para que ele venha crescer perfeito e para que o seu corpo venha ter todas as proteínas que vai necessitar durante esse processo natural da vida, e por isso é preciso mudar a alimentação e verdadeiramente ter uma alimentação mais saudável e completa.

    Na vida espiritual, não pode ser diferente, pois quando aceitamos ao Senhor Jesus somos considerados como a bebês na fé, e como bebês, a nossa alimentação vai ser considerada a leite, isso tange as ministrações e ao cuidado devem corresponder com a nossa fé, ou seja, primeiro os cuidados básicos com o discipulado para somente depois vir um alimento mais sólido.

    Verdade seja dita, os crentes de hoje, não todos mais uma grande maioria, não querem mais crescer e sim ficar como crianças, somente tomando leitinho e tudo mais. Vivem uma vida cristã sem compromisso e não assumem responsabilidades, vivem querendo ser levados no colo e ser tratados como crianças, e o que a palavra nos falar acerca disso?

    Hebreus 5. 12-14 "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal."

    A palavra nos mostra que esse crescimento é inevitável, e que devemos sim sermos experimentados na palavra. Vejam: "...devendo já ser mestres pelo tempo...e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" Isso é um absurdo, queremos ainda beber leite e deixamos de alimentar quem realmente precisa desse leite. E o que leva essas pessoas a não querer provar um alimento mais sólido?

    Poderia ser o comodismo? Sabemos que ao que muito é dado muito mais será cobrado (Lucas 12. 48b) pode ser o medo de ser cobrado ou simplesmente o fato de não querer assumir uma responsabilidade? Seja isso, ou seja qualquer outra coisa, não justifica querer ficar somente ficar no leitinho, vamos crescer povo de Deus, ninguém vive somente se alimentando de leite, uma dia seu corpo vai cobrar um alimento mais forte e o que você vai fazer?

    Seria a falta de prepara ou a insubmissão? Hoje, convivemos com "crentes" que não querem mais se preparar pois acham que já sabem demais, já outros não querem mais estar debaixo de uma cobertura espiritual, ser submisso a um líder ou não gosta de ser cobrado, dar satisfação? Sai fora! Não viva um vida leviana, esse tipo de atitude é de uma criança e se você viver como uma criança, pode ter certeza será tratado da mesma forma e vai ser corrigido como uma criança.

    Já em I Coríntios 14:20 "Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento." Devemos ser maduros e ter uma postura e uma atitude de um adulto que tem entendimento, ser maduro o suficiente para recebermos uma critica, ser cobrado quando errado, Ser maduros para ouvirmos a palavra de Deus e mudarmos a nossa postura e a nossa conduta, entender que as correções vão vir e quando elas vierem aceitarmos mesmo que não gostemos,  nos adequar com a palavra de Deus e fazer o que é certo, se por ventura vivermos a errar, que esse erro venha ser um desvio de percurso e não nada premeditado.

    Temos que crescer, pois em I Pedro 2.2 Diz que devemos sim desejar afetuosamente o leite racional para que venhamos a crescer. Esse crescimento se faz necessário para que dentro de uma igreja não haja  meninos inconstantes e birrentos, pessoas cheias de não me toque, pessoas que sofrem de "crises gospel" todos os dias e só querem ser o centro da atenção, CUIDADO!

    Fica a dica! Tenha sempre uma ótima alimentação e um bom crescimento dentro do corpo de Cristo, pois, os novos irão precisar de você e do seu cuidado.

Pr. Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário