segunda-feira, 22 de abril de 2013

AUTORIDADE DE DEUS?

A bíblia Diz: “Não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por Ele estabelecidas” Rm 13.1

Quando falamos de uma autoridade, e aqui eu destaco e enfatizo a autoridade espiritual, deveremos ter o maximo de cuidado, pois, há autoridades que são verdadeiramente eleitas por Deus e pessoas que se auto elegem. Toda autoridade que é instituída por Deus, que é estabelecida pelo Senhor, comissionada pelo Todo-Poderoso, exerce a sua função com zelo, com amor, não se gloria e sempre glorifica o nome do Deus todo poderoso e soberano.

Paulo deixa bem claro algo que comumente acontece em nosso meio. Vamos ver: “rebelar-se contra autoridade é se levantar contra o próprio Deus. Fazer isto é loucura, é trazer condenação para si mesmo.” (Rm 13.2).

E o que é se rebelar contra um líder, contra uma autoridade espiritual eleita pelo Senhor?

É não reconhecer a autoridade do líder que Deus colocou sobre a sua vida. Esse não reconhecimento é a não obediência as ordenanças pré estabelecidas pelo líder. (lógico, que essas ordens deverão estar fundamentadas na palavra de Deus).

O se rebelar é levantar falso testemunho, fofocas e instigar a ira dos demais irmãos contra a vida e um líder, seja ele quem for. (Entenda, quem cuida de lider é Deus).

E quando temos uma postura ou agimos dessa forma, estamos dizendo para o próprio Deus assim: “Deus eu não aceito a sua escolha, você errou nessa escolha e eu não concordo com a sua eleição”.

Todo governo, toda a soberania da Terra e do Universo está nas mãos do Senhor e Ele, por sua livre vontade, levanta pessoas para liderar, para exercer comando e governar. Assim, a autoridade nasce da delegação do próprio Senhor.

Se não há comando, então não há ordem, e se não houver ordem fica complicado querer que as coisas fluam. E se os filhos das trevas são mais prudentes do que os filhos da luz, imagine então o que essa passagem quis dizer. Somos insubmissos, não aceitamos ficar debaixo de uma autoridade, somos desorganizados e não conseguimos ouvir a voz do nosso líder e muito menos a voz de Deus.

Diante do colocado só nos cabe sermos submissos às autoridades, a liderança. E isso não é fácil! Principalmente quando há falta de humildade, orgulho, cobiça e a soberba.
Não se sujeitar aos líderes da Igreja significa rebelião, que é comparado na Bíblia com pecado de feitiçaria (1 Sm 15:23).

Agora há pessoas que se auto elegem a uma autoridade, ela automaticamente será identificada, e desmascarada. Pois, ela nunca vai dar gloria a Deus porque a soberba, a avareza, o orgulho e a vaidade irão denunciá-la.

Uma autoridade para o mundo espiritual não está relacionada com a idade, a capacidade intelectual, a posição sócio-econômica ou merecimento prórpio, mas, decorre da unção vinda do Senhor, do chamamento divino para a obra do Senhor aqui na terra.

No mundo espiritual todo cristão tem autoridade para expulsar demônios, (se não tem acontecido, ou se os demonios estão expulsando o cristão, creio que algo de errado esta acontecendo). Pois isto foi dado a nós pelo Senhor. “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios” (Marcos 16.17).

Ser comissionado pelo Senhor para exercer alguma atividade específica é apropriar-se destas verdades pela fé e o andar em santidade. Ou Seja, "De fato, sem fé é impossivel agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam". (Hebreus 11.6 ). Galardoador significa aquele que recompensa.

Sem o entendimento e a soberba batendo no teto, alguns pensam e agem dessa forma: “não irei me submeter a este líder porque não gosto dele, porque não concordo com isso ou aquilo”, com esta atitude esquecem que estão confundindo o lado pessoal, o seu querer e achismo com autoridade espiritual, que é um princípio bíblico.

Só não devemos nos submeter a alguma autoridade (e digo: "seja ela qual for") se esta estiver fazendo ou exigindo algo oposto à Palavra do nosso Senhor e Salvador, do contrário se submeta.

Se cada um julgar que deve ser submisso somente com aquilo que concorda, então não haverá comando e nem precisariamos de um lider, que alguem que nos oriente. Submissão significa, muitas vezes, obedecer por respeito à Deus, sua palavra e pela escolha que Ele fez.

E para finalizar, gostaria de colocar um principio de honra, pois, não poderemos honrar quem nos considera e nem considerar aqueles que nos honram. “Dêem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra” (Rm 13.7).
Pr. Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário