domingo, 9 de março de 2014

"A DURA VIDA DE UM PASTOR"

Pensando em uma publicação que um amigo meu postou (pr. Maciel) decidi ajudar compartilhado o que é um PASTOR e até mesmo o que entendo que um PASTOR passa em sua caminhada cristã.

Pois bem, muitos querem ser PASTORES pensando que o ser PASTOR é ter status, é ser visto e aplaudido por muitos. Ledo engano! 

Outros, já querem ser PASTORES para se firmarem como pessoas, ou se estabilizarem financeiramente. Pobres coitados!

Entendam: Uma pessoa que não tem o chamado para servir nunca estará apta para esse chamado e nem entenderá o que se passa na vida desse servo de Deus. 

As vezes, a falta de entendimento levam as pessoas a pensarem que um PASTOR é um “super – herói”, que não se entristece, que sempre está feliz, que nunca falha, que é sempre forte, que vive motivado, que não padece necessidades. Essas pessoas acabam esquecendo que um PASTOR tem uma família, tem uma vida e que é um ser humano normal movido de sentimentos como ela! Dentre outras coisas mais.

Em João 10. 11 Jesus Diz: Eu sou o bom pastor, e o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Queridos, não quero aqui ser melodramático e nem estou reclamando do chamado que Deus confiou a mim e a muitos guerreiros que estão se mantendo fieis. Quero tentar em poucas palavras explicar que o homem de Deus (O PASTOR) também chora como qualquer pessoa. E mesmo chorando, mesmo padecendo necessidades, o PASTOR tira forças de onde não tem para ajudar uma ovelha de seu rebanho, chegando ao ponto de dá  a sua própria vida por amor a ela. (digo aos que são verdadeiramente pastores, pois, existem pessoas de péssima índole que usam o nome de pastor para se aproveitarem das ovelhas).

O PASTOR é o que cuida e não é cuidado, é o que ouve e dificilmente é ouvido, é o que tem que entender a todos sem ser compreendido por ninguém e é o que deve perdoar (falo das coisas absurdas que ocorrem frequentemente dentro das igrejas) e quando erra ao invés de ser perdoado é o primeiro e único a ser massacrado.

O PASTOR nunca pode errar, se ele erra poucos são os que perdoam e ou entendem que ele também é uma pessoa comum, agora, se um irmão erra, é normal PASTOR, o cair é do homem e o levantar de Deus e se o PASTOR não perdoa e ou corrige esse irmão (ã) mais duramente o PASTOR não tem amor.

Em Amós 3.12 Diz: Assim como o PASTOR livra a ovelha, arrancando da boca do leão só dois ossos da perna ou um pedaço da orelha, assim serão arrancados os israelitas de Samaria, com a ponta de uma cama e um pedaço de sofá.

Muitas vezes (digo quase sempre) um PASTOR leva nome de tantas coisas, (já ouvi muitas atrocidades e palavras vinda da boca dos que dizem ser cristãos e servos, que entendo o que muitos sofrem e sentem a mesma dor que passei e infelizmente ainda vou passar)  mas, poucos são os que sabem a pressão que vive um PASTOR.

Se observarmos muitos que estão dentro das igrejas e até mesmo você tem um PASTOR sempre pronto a ajudar. Verdade? E o seu PASTOR? será que ele tem sempre um PASTOR para ajuda-lo? Entenda! Quando você precisa o seu PASTOR esta pronto para te ajudar, exortar e te aconselhar. Não é? E quando ele precisa de ajuda, ele pode contar com quem? As vezes, você não sabe, o seu PASTOR chora e ninguém vê, sofre e ninguém sabe, pois, não pode demonstrar a sua fraqueza a ninguém.

Não quero aqui também camuflar ou isentar alguns erros cometidos por pessoas que estão querendo ser pastores sem ao menos terem esse chamado, terem esse preparo ou ter passado por um tratamento. Ou dizer que não existem pessoas que estão nos púlpitos e ainda vivem desobedecendo a palavra de Deus fazendo coisas que não agradam e ou escandalizam. Fato! Existem pessoas que preferem viver um falso chamado ou levar uma vida sem comprometimento com Deus e sua palavra.

A vida de um PASTOR não é fácil, pois, além de não ter amigos, haja vista, a igreja de hoje ser ingrata, ele não pode contar com muitos que estão lá.

Versículo que consola um PASTOR é II Coríntios 4: 8-11 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 

E olha que coisa interessante que o PASTOR ainda tem que ouvir ou passar.

O PASTOR não pode ter um carro novo, pois se ele tiver, logo dizem que ele está tirando o dinheiro dos dízimos e das ofertas para ter esse carro. Agora, vai um membro da igreja ter um carro novo? Todos dizem: PASTOR Deus está abençoando! E se for o PASTOR ele esta roubando? Que coisa não é?

Se o PASTOR vai descansar e dorme um dia mais cedo, logo, ele é chamado de preguiçoso.

Se o PASTOR falta a algum culto (que é algo muito difícil de acontecer) logo é taxado como descompromissado e quantos cultos você tem faltado? Quantos eventos você deixou o seu PASTOR  e a sua igreja se virarem sozinhos? E o PASTOR que é o descompromissado?

Se o PASTOR não faz uma visita é omisso? Quem visita seu PASTOR? O fato é que cobramos muito e não fazemos nada! (em vias de regra, só podemos cobrar o que fazemos)

Pois é queridos (as), Vida dura é de um PASTOR, mas o que é gratificante nessa vida, nesse chamado é que Deus nos consola, nos renova, nos fortalece e nos entende. Ele sabe o que passa e o que sofre um PASTOR, Ele sabe pois Ele é o verdadeiro PASTOR e sofreu como muitos hoje sofrem.

Então, se você é um PASTOR, seja verdadeiramente o PASTOR que a palavra orienta que seja. Caso você queira ser um PASTOR ou tenha esse chamado, primeiro honre, ame e respeite o PASTOR que você tem!

Quem sabe um dia você possa estar preparado para servir ou possa estar preparado para viver como um verdadeiro PASTOR vive.

Eu amo o meu PASTOR, respeito e ajudo! E você?

Algo a se praticar! Não?

Por Pastor Ton

7 comentários:

  1. É verdade, pastor muitas vezes é injustiçado e mal falado devidos a uns ou outros. Mas deus irá entregar o galardão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem! obrigado pelo comentário e por ter lido este post, espero de alguma forma poder orientado ou ensinado algo.

      que Deus abençoe poderosamente. Pr Ton

      Excluir
  2. Meus Pastores estão passando por isso hoje. Eles está sobrecarregados e cansados. O indivíduo crítica, tem a solução, mas não ajuda coloca la em prática para melhorar. Tem muitos cristãos cheio de mimimi.. Eles São carne, falhos como nós e tem sentimentos.. Obrigado por esse Post vou compartilhar e edificara a muitos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! infelizmente, estamos passando por isso, vemos pessoas totalmente descompromissadas, somente querendo cobrar e nada fazem para melhorar. Que Deus nos dê forças para que não venhamos desfalecer em meio a essa caminhada. Comente mesmo, compartilhe e que Deus te abençoe. Pr TOn

      Excluir
  3. è verdade. ser um diácono já é difícil. Imagino o que o pastor passa. pois, é ele quem recebe a maior carga. Nem Cristo agradou a todo mundo. E querem que o pastor agrade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh varão nem me fale. Mas, como disse, apesar de termos dificuldade, contamos com a provisão de Deus todos os dias, por isso não desfalecemos. Obrigado por ler e compartilhar esse comentário. Que Deus abençoe Diacono.

      Excluir