terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"CRENTE QUE É CRENTE TEM QUE TER POSTURA PARA PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR"

Hoje vou explanar um pouco acerca da santa ceia, do que realmente ela é, e como poderemos participar desse momento.

A santa ceia é um momento especial na vida do crente, porque é um memorial que fazemos em nome de Cristo alem de ser um momento onde aproveitamos para exercer a comunhão, a unidade. 

Para o Ministério Cristão Clamor Pela Presença 2014 será o ano da unidade e se não formos unidos verdadeiramente, não poderemos participar da verdadeira ceia do Senhor. Nesse caso, a santa ceia irá ser apenas mais um momento de comida e bebida. Sendo que o cálice que tomamos na ceia do Senhor tipifica o sangue de Cristo e o pão o seu Corpo

I Coríntios 10.16  “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos, não é a COMUNHÃO do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a COMUNHÃO o do corpo de Cristo?” 

Significado da comunhão. A igreja foi, estabelecida para o exercício da comunhão fraternal entre os crentes. Comunhão é uma palavra grega (koinonia) que tem a ver com o relacionamento espiritual, pessoal e social entre os que compõem a comunidade cristã. 

Comunhão é muito mais do que simplesmente cumprimentar o irmão e desejar-lhe a paz do Senhor. É um intenso compartilhamento de tudo quanto o que está relacionado à vida cristã .

É trilhar, lado a lado, uns com os outros a carreira para a qual os crentes foram chamados. É entender o dizer de Paulo, alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram. 

É verdadeiramente entender o que significa, levar as cargas uns dos outros.  Isso é comunhão, isso é participar do corpo de Cristo.

Se hoje estamos tendo essa oportunidade de compartilharmos do corpo e do sangue de Cristo é por que estamos vivendo essa comunhão, ou deveríamos estar vivendo.

Ninguém participa ou deveria participar da santa ceia por que acha bonitinho esse momento. Não! A santa ceia não é um momento que deveremos achar fofo, é uma cerimônia que fazemos em memória de Cristo.

 Em Lucas 22.19 Jesus disse: ‘fazei isso em MEMÓRIA DE MIM’. Então a CEIA é um MEMORIAL da morte de Jesus. Um momento em que paramos para reconsiderar o que Jesus fez por nós e confirmar nosso compromisso com Ele.

Ninguém deve participar da santa ceia somente para que os outros venham ver que ela esta em comunhão.

Ninguém deve participar da santa ceia estando em desacordo com os princípios bíblicos, para não ser participante de sua própria condenação.

Se hoje estamos em conformidade com a palavra de Deus, e fazemos o possível para andarmos em comunhão uns para com os outros, verdadeiramente estamos preparados para participarmos do corpo de Cristo, Do sangue de Cristo e sermos verdadeiramente a igreja de Cristo.

Hoje o que é comum vermos na igreja que se diz de Cristo: Intrigas, dissensões, Confusões, rebeldia, Avareza, desobediência, (obedecer é melhor do que sacrificar) e falta de interesse para com a obra.

E mesmo assim muitos participam do corpo e do Sangue de Cristo na maior cara de pau 

Quando devemos participar da SANTA CEIA?

I Coríntios 11.25,26,Jesus disse:“fazei isso todas as vezes que o beberdes em memória de mim, porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor até que ele venha”  então entendo que não podemos perder nenhuma oportunidade de participarmos da ceia do Senhor e devemos fazer isso sempre até que Ele venha.

Para participar da ceia devemos ter:

Consciência: 

Significado: Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter idéia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.

A biblia diz: “aquele que comer indignamente (sem consciência do que está fazendo) será réu do corpo e do sangue de Cristo” 

Para participarmos da santa ceia devemos estar Arrependidos:

A biblia diz: “examine-se o homem a si mesmo e depois coma do pão e beba do cálice”

Para participarmos da santa ceia devemos ter discernimento: 

Significado:  Ação ou capacidade de discernir. Destreza para entender algo com grande facilidade; Aptidão ou capacidade de entender certas circunstâncias; que consegue distinguir o certo do errado. Habilidade para compreender algo com sensatez e clareza. Designação de juízo, entendimento, critério e conhecimento.

A biblia diz:  “pois quem come e bebe sem discernir come e bebe juízo para si” 

Para participarmos da santa ceia devemos ter Temor: 

A biblia diz: “eis a razão porque há entre vós muitos doentes e não poucos que dormem” 

Para participarmos da santa ceia devemos Refletir/ Meditar:

Significado: Ação ou efeito de refletir profundamente sobre determinada coisa; resultado dessa ação. Escrito que tem como tema um assunto filosófico ou religioso:

A biblia diz: “porque se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”

Para participarmos da santa ceia devermo ter Disciplina: 

Significado: Submissão ou respeito às regras, às normas, àqueles que são seus superiores etc: disciplina estudantil; disciplina ideológica. Regulamentação que garante a satisfação de indivíduos ou instituições. Boa conduta:. Submissão ou respeito a um regulamento. O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembléia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos: 

A biblia diz: “mas quando julgados somos disciplinados pelo Senhor para não sermos condenados” 

Para participarmos da santa ceia devemos ter Organização: 

A biblia diz: “quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros”. E vou além os filhos das trevas são mais prudentes do que os filhos da luz

Não deixem o evangelho continuar sendo uma bagunça, não permitam que a santa ceia vire um rito comum e sem valor, não deixem que a desordem e a correria do dia a dia, venha fazer com que você não seja organizado.

Se mantenha fiel e na posição e quando tiver oportunidade de participar desse momento impar na vida do crente, participe!

Pr Ton - Ministério Cristo Clamor Pela Presença - Uma igreja com propósitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário