segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Será Que A Minha Igreja É De Deus?


   Hoje existem várias especulações e condenações acerca das igrejas evangélicas no Brasil, essas especulações ou condenações são dadas devido a forma de adoração ou liturgia, bem certo é que o Espírito Santo distribui os dons como lhe apraz, e conforme a sua vontade. 

    Não sejamos ignorantes a própria palavra diz: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:1-11. 
    
    Com isso é claro que também vão existir vários estilos que hoje são usados para cultuar a Deus, devemos ter o Maximo de cuidado para não condenarmos alguma igreja pela sua forma de adoração. Não quero também deixar ou induzir a igreja a ser levada pelos atos humanos que ofuscam a presença de Deus, vamos pedir a Deus um pouco mais de discernimento para coibir os deslizes humanos que acontecem, ao invés de criticarmos muito vamos fazer. Verdade é que só criticamos aquilo que não temos coragem e competência para fazer.

    Hoje no meio cristão, até os estilos musicais são diversos, por isso não podemos agora usar de desculpas para não adorarmos a Deus. Há musicas ou louvores de variados ritmos: “Rap, Adoração, pagode, forró e etc. Embora eu não concorde com alguns ritmos que provocam ou induzem a sensualidade, agora os outros não cabe a mim condená-los, gosto não se pode discutir,  se esses ritmos estiverem produzindo frutos bons, se estiverem falando de Jesus e exortando o povo ao concerto, quem sou eu para condená-los. A bíblia diz: “tudo que tem fôlego louve ao Senhor” Salmo 150.4.

   Até as igrejas estão se adequando para nossa modernidade, só cuidado para não mundanizar. A igreja tem que manter a sua essência e não se corromper, não podemos agora banalizar o evangelho para ter os templos cheios.

    Para perceber se a sua igreja é de Deus ou não, observe que tipo de mensagem que ela transmite, se as mensagens condenam o pecado ou se passa à mão na cabeça dos pecadores e os incitam que permaneçam do mesmo jeito, com medo de perder o dizimo passa a mão na cabeça e são coniventes ao pecado.

   Observe se a sua igreja, mesmo com as falhas e limitações tentam viver o que pregam. Se sim, não impeçam e nem condenem os que querem fazer a obra de Deus. A própria palavra diz: “Pois, quem não é contra nós, é por nós" (Marcos 9.40; Lucas 9.50); "Quem não é por mim é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha" (Mateus 12.30;).

    Por outro lado, queremos aparecer e acabamos impedindo ou tentando impedir a obra de Deus, somente porque a "outra igreja" não anda como eu entendo que se deve andar, segundo meu achismo e coisa e tal, veja o que Jesus falou para seus discípulos em Lucas 9.49-50 “E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.”

   Se a igreja estiver dando fruto, feche a sua boca e evite cometer os erros que muitos fazem quando julgam a obra se é de Deus ou não, ao invés de ficarmos condenando, porque não fazemos?

Evitem até mesmo pecar, orem e mãos a obra. 

Fica a dica. Pr. Ton

4 comentários:

  1. Concordo contigo, Pastom. Mesmo que eu mesmo (rsrsrs)tenha caído muitas vezes nessa armadilha de achar que já sabia tudo e criticar outras igrejas.Vivendo e apreendendo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vicente, o cair é do homem mas o levantar é de Deus, devemos então tomar postura e seguir o bom combate sem vacilar. Ton

      Excluir
  2. Me desculpe mas verdade ´´e que o evangelismo virou uma bagunça sem fim!
    muitas usam a palavra de Deus(Biblia)de forma errada

    Um só é o pastor e um só é o rebanho!

    50 mil denominhações de igrejas isso não pode ser do esperito não mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria o evangelismo sim a forma de que é pregado o evangelho, perdeu o proposito e o foco. Somos todos filhos de Deus e quem opera é Ele.

      Não podemos ser individualistas e querermos somente aparecer e inchar, o fato de existir muitas igrejas hoje e pelo simples fato de que ninguém mais que ser obedientes,ou servos. A maioria se não todos querem ser pastores ou chefes...

      Ao invés de esperar uma Ordenança do próprio Deus mentem a cara e acabam escandalizando ainda mais o evangelho de Cristo.

      Obrigado por comentar.

      Excluir