sexta-feira, 16 de agosto de 2013

IMAGO DEI

Nos estudos teológicos, somos confrontados com esse termo Imago Dei. Percebo varia colocações e se realmente hoje nos assemelhássemos a imagem de Deus o mundo teria uma visão diferente dos filhos de Deus.

Percebemos que o ser humano hoje criou uma forma totalmente diferente do que Deus quer. Temos soberbos, Rebeldes, Imaturos e avarentos. Sem contar com o que de podre ocorre entre os bastidores de muitas igrejas.

Posso esta errado ou equivocado, mas, o ser humano mudou muito acerca da criação original.

A missão da igreja a partir do Imago Dei

É expressamente afirmado que o homem foi criado a imagem de Deus, a Imago Dei abrange toda a pessoa do homem e foi apagada em sua essência. Cristo existe como Ícone Essencial do Deus invisível, ou seja, é a Ícone existencial e Essencial.
Essa doutrina apresenta sérias implicações para o cristão e consequentemente para a igreja, que na atuação social, a igreja deve compreender a si mesma como agente de emancipação da vida humana.
Considerações pessoais:
Tendo em vista os relatos no que tange o estudo da imagem de Deus no homem, devemos verdadeiramente estar bem munidos de fontes seguras e bíblicas para termos uma definição clara ou até mesmo exata para não ficarmos vivendo de suposições, creio, que o termo IMAGO DEI, deva estar verdadeiramente ligada a condição em que o homem foi criado, a imagem e semelhança de Deus, sem pecado e não em sua forma física. A aparência ou qualquer outra aspecto palpável e ou fisionômico.
O homem criado pode-se assemelhar-se à Deus em busca da santidade “Seja santo, pois Eu sou santo” e não fisicamente, ao ponto que, no final dessa lida, estaremos recebendo um novo corpo, um corpo glorificado. Esse corpo de glória pode ser o de como fora criado o homem em seu estado de santidade.
A doutrina do livre arbítrio não creio que exista e sim o arbítrio, que é uma liberdade assistida. Ou seja, o ser humano não pode ter a sua vontade acima da vontade soberana de Deus. Esperemos pacientemente, pois, há situações que descobriremos muitas maravilhas, naquele grande dia, há outros que aprove à Deus revelar aos seus pequeninos e outros não.

Tenha um dia abençoado! Pr. Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário